Santa Casa BH

RELEVÂNCIA SOCIAL COMO CAMINHO ESTRATÉGICO PARA A GESTÃO

O desafio:

A Santa Casa foi a primeira instituição de saúde instalada em BH.  Inaugurada 2 anos após a inauguração da capital mineira, traz desde sempre o social em seu DNA abraçando inúmeras causas em saúde, educação, cultura, meio ambiente e outras. Uma instituição incrível com colaboradores de excelência, 100% SUS, com atendimento eletivo, alto nível de pesquisas, baixo custo, muita paixão e muita energia. Por outro lado, uma instituição sem reconhecimento de sua relevância social, com problemas históricos de credibilidade e transparência que precisava organizar suas marcas e alinhar todos os colaboradores em uma mesma direção, deixando clara sua identidade, interna e externamente.

A solução:

Pensando a Santa Casa como modelo de negócio, enxergamos em sua relevância social uma grande oportunidade para a instituição, uma bandeira que reúne todas as bandeiras defendidas pela instituição, a posiciona de acordo com sua importância para a sociedade e engaja seus colaboradores. A partir da bandeira, desenhamos um comportamento comercial focado na criação de um movimento para fortalecer a relevância social da Santa Casa e no convite à participação de toda a sociedade. Reconfiguramos toda a instituição com uma nova arquitetura de marcas que organizou estrategicamente a gestão de cada uma delas e traduzimos a verdadeira personalidade da Santa Casa em uma nova linguagem corporativa que se conecta profundamente com a liderança, as equipes internas e toda a população, expressando com clareza a essência da instituição.

Resultados:

Os colaboradores passaram a enxergar grande relevância em seu trabalho o que gerou orgulho e engajamento. A imagem da instituição ganhou outros contornos aumentando sua credibilidade, o que abriu novos caminhos e possibilidades para a arrecadação de recursos em diferentes esferas.

Acreditamos que a saúde precisa ser de ponta e tem que ser para todos, portanto, a partir de hoje, convocamos todas as pessoas a fazerem parte desse grande movimento. A instituição possui em sua nova marca um símbolo universal e de esperança: o coração, que representa um emblema de cuidado, saúde e entrega.
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Roberto Otto Augusto de Lima
Provedor da Santa Casa BH
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