ABANORTE

Onde tem a marca 100% Nortineira tem a certeza de um produto de origem e de qualidade.

O desafio:

O território da fruticultura norte-mineira é uma grande referência na produção e na precificação das bananas prata e nanica no Brasil. Além da banana, a região produz também com a mesma qualidade de uma grande variedade de frutas: manga, mamão, limão, laranja, mexerica, uva. Competindo no mercado somente por preço, o território não conseguia ter a preferência de seus clientes nem conseguia alcançar novos mercados. A desunião entre os fruticultores e o desconhecimento dos médios e pequenos produtores sobre a própria cadeia produtiva reduzia a força da região e de seus produtos, deixando-os sem poder de negociação frente a seus compradores.

A solução:

Um mergulho no território mostrou que a força e a energia do povo e força e a energia do sol intenso da região são os principais elementos de seu terroir. Essas características, associadas às frutas, agregam grande valor a esses produtos e geram maior vantagem competitiva por responderem aos desejos e demandas do consumidor atual que busca qualidade, sustentabilidade, saudabilidade e origem, e valoriza produtos com história, tradição e responsabilidade social. O projeto, então, foi estruturado em torno dos Nortineiros, nome criado para identificar e destacar o povo do território de atuação da Abanorte do resto da Região Norte de Minas, trazendo orgulho e pertencimento e trabalhando a coletividade. A solução encontrada foi a criação da marca coletiva 100% Nortineira e toda a sua estrutura. Identidade, comportamento e comunicação, que atua na comprovação da qualidade e a origem dos produtos e reforça o posicionamento como polo de fruticultura.

Resultados:

A identificação desse povo como o povo Nortineiro deu origem ao movimento “Sou 100% Nortineiro” que engajou os fruticultores em uma causa, fez com que eles assumissem o protagonismo com mais consciência da cadeia, entendendo as vantagens e os ganhos do coletivismo. Eles se apropriaram da marca coletiva 100% Nortineira, se posicionaram frente ao mercado, capacitaram operadores de venda para negociações mais justas, restabeleceram conexões com parceiros, firmaram termos de cooperação e assumiram a frente no financiamento do projeto, o que legitima a direção que decidiram tomar juntos.

O sertão norte-mineiro se reinventou várias vezes através dos seus ciclos econômicos e sabemos o quanto a agricultura irrigada revolucionou a região. Desde 2018 estamos propondo encontros com os produtores, rodas de diálogos, onde todos apresentaram sugestões para destravar o desenvolvimento da nossa atividade. Chegamos a eixos de trabalho e agora à nossa marca territorial, que é uma marca coletiva, resultado do trabalho deste grande grupo de produtores.
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Nilde Antunes
Presidente da ABANORTE
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