Em 2012, o Sebrae convidou a 2DA para uma missão ambiciosa: transformar a percepção e a realidade do queijo da Canastra, um produto que há mais de 200 anos era produzido na região homônima em Minas Gerais. O grande desafio era reposicionar o queijo da Canastra não como um simples tipo de queijo, mas como um produto de origem autêntica, representando toda a riqueza cultural e gastronômica da Serra da Canastra.
O queijo da Canastra, amplamente vendido nas principais capitais brasileiras como Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, era erroneamente visto apenas como um tipo de queijo, sem a devida valorização de sua origem única. A tarefa da 2DA era clara: criar uma estratégia de mercado que reposicionasse a região da Canastra como uma produtora de queijos de origem protegida e aumentar o valor percebido desse produto tanto no mercado nacional quanto internacional.
Além disso, havia o desafio crucial de convencer os canais de venda, como lojas especializadas e grandes varejistas, a adotar esse novo posicionamento, destacando o queijo da Canastra como um produto de origem com valor agregado, ao invés de um simples commodity. Na época, o queijo era vendido por valores que variavam entre R$ 8,00 e R$ 12,00, muitas vezes abaixo do custo de produção, refletindo seu baixíssimo valor agregado no mercado.
Mapeando as motivações de consumo atuais vimos que a busca dos consumidores por produtos de origem, com alma, com tradição e muita história pra contar, coisas que a Região do Queijo da Canastra tem de sobra, era uma grande oportunidade para diferenciar o produto no mercado. Com base nisso, fizemos da cultura, do fazer, do estilo de vida o caminho para elevar o queijo da Canastra a outro patamar.
Definimos um nome para diferenciar os queijos produzidos pelos municípios pertencentes à IG da Canastra – Região do Queijo da Canastra, trabalhamos o engajamento dos produtores com as exigências da IG, desenvolvemos o selo de identificação de procedência, conectamos os produtores a donos de empórios, chefs renomados e apaixonados por queijo de todo o país, criando uma rede de embaixadores evangelizadores do queijo da Região da Canastra e levamos a tradição, o estilo de vida e o jeito mineiro de ser do Queijo da Região da Canastra para o mundo.
Com o apoio do Sebrae que sustenta a estratégia e fomenta sua continuação, vieram os prêmios internacionais, valorizando e colocando o queijo da Canastra no mesmo patamar dos queijos estrangeiros, também no quesito preço. Os produtores ganharam orgulho e pertencimento, os filhos voltaram a se interessar pelo negócio da família, o turismo surgiu e toda a região se desenvolveu melhorando a qualidade de vida de todos. E o sucesso da Região do Queijo da Canastra gerou um grande movimento nacional em torno dos queijos brasileiros que transformou o mercado e abriu espaço para que outras regiões produtoras surgirem e se firmarem.
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