Ciências Médicas
Como o propósito de uma instituição foi capaz de diferenciá-la no mercado de ensino superior
Fomos chamados para ajudar a organizar as marcas da instituição – faculdade, pós-graduação, hospital, ambulatório e mantenedora. Nos deparamos então com inúmeros desafios que iam muito além da arquitetura de marca.

O ensino superior de saúde em Minas Gerais
A Faculdade surgiu em 1950, quando havia apenas um hospital de referência em Belo Horizonte, poucos médicos e uma única faculdade de medicina em Minas Gerais.
O que move a Ciências Médicas
No início eles foram movidos por um grande ideal – formar profissionais capazes de fazer a saúde acontecer em Minas era o mais importante. Não existia a ideia de explorar o ensino como um negócio.
Ao longo da história a sua visão permaneceu viva: estar na vanguarda do desenvolvimento da área de saúde de Minas Gerais. Por isso ela conquistou notoriedade, respeito na sociedade e uma participação ativa e influente nas políticas públicas de saúde.
Desafios da instituição
- A Ciências Médicas na visão dos seus públicos: a faculdade era percebida como mais cara entre as instituições de ensino de saúde de Minas;
- Conflito entre filantropia e valor da mensalidade: para os estudantes, o valor da mensalidade não se justificava, por ser uma instituição filantrópica;
- Percepção confusa: não era claro entre os alunos e outros públicos o papel da faculdade e da sua mantenedora (FELUMA);
- Dúvidas sobre a dimensão: os públicos envolvidos não compreendiam a dimensão de atuação da Ciências Médicas: faculdade, pós-graduação presencial/virtual, ambulatório, hospital, mantenedora;
- Confusão com várias marcas: os esforços e o gasto de energia eram muito grandes para a faculdade manter suas marcas e as mesmas não geravam valor e força para a marca principal.

Os problemas do ensino superior de saúde do Brasil
Nos deparamos com uma realidade que marcou a educação superior no brasil durante a última década: a proliferação de faculdades particulares.
Primeiro passo – resgate da identidade
- Nos aprofundamos na identidade da Ciências Médicas, conhecendo a sua história e descobrindo a importância e o peso da sua atuação na construção da saúde em Minas Gerais;
- Realizamos mais de 80 entrevistas incluindo conversas com alunos, famílias, professores, funcionários, jornalistas, médicos, poder público, estudantes de ensino médio, pacientes e comunidades em geral;
- Visitamos clínicas, consultórios, hospitais, escolas, faculdades e a secretaria de saúde;
Levantamos a bandeira de quem faz a saúde acontecer
Ajudamos a colocar para fora o que a instituição tinha de melhor, o que movia a todos ali dentro desde o início da sua história, mas que acabou se dissipando com o passar dos anos. Deixamos claro para todos, dos alunos aos funcionários, os valores que moviam a instituição.
Esse momento de retomada do propósito da Ciências Médicas foi marcado com a criação de uma nova identidade visual, capaz de comunicar de forma mais clara tudo aquilo que a faculdade representa.

Definimos uma nova organização para o portfólio de marcas da Ciências Médicas, reforçando a marca principal e deixando claro o papel e a relação entre todas as suas instituições. Vale ressaltar a mudança do nome das instituições para alinhar os esforços futuros e gerar valor para a marca Ciências Médicas. Dessa forma o todo ganhou força.

Ajudamos a Expressar a Relevância da FCMMG
Ações de comunicação, eventos, mudanças no ambiente físico da instituição, novos rituais de comportamento para colaboradores e adaptações nos produtos (cursos) oferecidos pela faculdade foram necessários para refletir verdadeiramente a bandeira da Ciências Médicas.
- Aumento do orgulho de ser Ciências Médicas entre os alunos, diretores, professores e funcionários.
- Atração de estudantes e colaboradores com o perfil Ciências Médicas de “fazer acontecer”.
- Retenção de talentos no quadro de colaboradores das instituições Ciências Médicas.
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