Descobrir para ser diferente

Em se tratando de marcas corporativas, a estratégia de marca é a peculiaridade de um grupo – o que o torna único e relevante.

Basta olhar os grupos humanos, sejam eles uma empresa, uma nação, uma tribo ou mesmo movimentos sociais. Cada um tem seu jeito de ser, pensar e agir. Tem suas práticas, ideias, gírias, gestos próprios.

Sem dúvida isso parte da razão pela qual as pessoas se ligam em torno de um ideal no qual acreditam. Paz e amorHail HitlerI have a dream. Se ligar com outros em torno de um ideal é parte da condição humana.

É nessa ligação que surge a peculiaridade de uma empresa. São as crenças, os valores, a forma de enxergar o mundo e se portar que tornam uma empresa única e relevante. Única por ser diferente de outras empresas. Relevante por ser desejada pelas equipes e pelos clientes.

É nessa peculiaridade que se encontra sua bandeira. E é a bandeira quem deve pautar e direcionar tudo que a empresa faz, caso contrário é caos, bagunça e interesses particulares e conflitantes. E a bandeira só se torna viva e faz diferença quando:

  • Dá o tom dos produtos da empresa;
  • Guia o comportamento das equipes;
  • Direciona toda sua comunicação e aparência;
  • Se traduz na organização e estética dos ambientes.

É assim que os produtos se tornam verdadeiros porque partem de um ideal. Que o comportamento das equipes é genuíno porque parte de uma crença. Que a comunicação é legítima porque reflete os valores da empresa. Que o ambiente é vivo e move as pessoas porque reflete a razão dela existir.

Portanto, estratégia de marca corporativa é a peculiaridade de uma empresa visível em seus produtos, ambientes, comportamento e em sua comunicação. É ser o que de fato se é. Nada de invenção e nem artifícios.

Não há atalho aqui. É descobrir o que torna uma empresa única e relevante ou ser igual a todas no mercado.

POR Equipe 2DA
EM 29/04/2021

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Leia outros artigos

Não há nada mais poderoso que uma ideia

Leia mais

Por mudanças que transformem negócios em resultados

Leia mais